Não deixe a natureza destruir o que você mais valoriza, invista em segurança e tranquilidade com nosso sistema de Para Raios de alta qualidade e eficiência.

Dispositivo de Proteção Contra Surtos - DPS

O que é Dispositivo de Proteção Contra Surtos (DPS)?

Para começar, é preciso entender o que é um surto elétrico. É uma oscilação de energia ocorrida em período muito curto de tempo, sendo causado por alguns fatores como: 

  • Descargas elétricas atmosféricas nas redes de energia. 
  • Sobre tensões nas redes de distribuição das concessionárias externas. 
  • Uso de máquinas de grande porte , ligando e desligando. 

Os DPS podem fazer parte de três categorias:

  • DPS para áreas urbanas e rurais, que ficam expostos a surtos diretos de raios. 
  • DSP para construções, que drenam correntes induzidas. 
  • DPS para proteções especificas, instalados perto de equipamentos ligados as redes como de telefonia, energia e dados. 

Independente da causa, um surto é algo indesejado, pois, devido a essa grande oscilação de energia tem a capacidade de danificar equipamentos, inclusive os elétricos causando grandes prejuizos.

Não é possível evitar que um surto ocorra , mas felizmente é possível desvia-lo com o uso correto dos Dispositivos de Proteção Contra Surtos – DPS. 

Protetores de Surtos (DPS)

Dispositivos de Proteção Contra Surtos instalados na entrada de energia para proteção dos equipamentos contra induções vindas das redes de transmissão.

Porque é importante a instalação do DPS ?

De forma geral, os DPS funcionam como um detector, ou seja, ele identifica que há excesso de tensão sobre as redes e consegue desvia-los para o sistema de Aterramento protegendo os equipamentos das residências ou empresas, dessa forma evita-se não só os riscos de incêndios, como a preservação dos equipamentos prolongando sua vida útil e evitando grandes prejuízos financeiros.

Dispositivo de Proteção Contra Surtos (DPS) / Supressores de Surtos .

Os Dispositivos de Proteção Contra Surtos, (DSP) ou simplesmente Supressores de Surtos são equipamentos essenciais para a proteção dos equipamentos elétricos e eletrônicos, as Normas Brasileiras que regulamentam sua instalação são as NBR 5419/2015 e a NBR 5410/2004 da ABNT. 

Os DPS são subdivididos em Classes: 

Classe 1.;  Sua função é proteger as entradas de energia das edificações contra sobretensões causadas por descargas atmosféricas diretas ou das proximidades.

Classe 2.; Essa classe de DPS complementam a proteção dos Classe 1. Sua finalidade é proteger contra sobre tensões de origem atmosférica transmitidas pela linha externa de alimentação (as descargas indiretas). 

Classe 3.; Esses DPS protegem as redes elétricas, de dados, de sinais e os equipamentos elétricos e eletrônicos mais sensíveis, é uma proteção fina de ajustes que minimiza a tensão residual.  Sua instalação é próxima aos equipamentos que se pretende proteger. 

A instalação desses DPS. juntamente com o Para-Raios de edificações são obrigatórios por Lei para atender as exigências da Legislação da Segurança do Trabalho – NR 10.

Também Precisa Proteger sua Edificação?